📖 Colégio do Lago Transverso
Primeiras impressões
✒️ Nina O'Neill
O livro se inicia com uma escrita bem fluída e com fácil apego a história e a personagem principal, Alice. Acredito que me prendeu desde a dedicatória porque me senti pessoalmente representada.
“Dedico essa história a todos os que foram adolescentes estranhos. Aos que eram elogiados pelos adultos por sua inteligência e maturidade, e cresceram para se tornarem pessoas deprimidas e ansiosas incapazes de corresponder as expectativas colocadas sobre seus ombros”
Coisas aleatórias que me chamaram atenção: o colégio Helmyre com sua estatura antiga e bem inglesa, pareceu ter sido inspirado nos traços de Harry Potter. E nem me refiro ao prédio, mas o interior: Helmyre é separado por casas, 4 casas na verdade. Todas são simbolizadas com os Naipes (Espadas, Copas, "Diamante" e Trevo), diga-se de passagem, já somos apresentados inicialmente com a Casa de Espadas (que me lembra muuuuuito Sonserina) e a Casa de Copas (que, sem sombra de dúvidas, poderia facilmente ser a grifinória).
Não demora para que o primeiro indício de um mistério surja na história. Até agora, lembra algo com um toque de terror, bem sútil. O que deixa as coisas bem mais interessantes. Inicialmente, vemos Alice, uma garota que ao chegar em sua nova escola fica em conflito sobre os constantes whiteout, um tipo de lapso de memória que lhe causa apagões e que irritantemente a fazem perder boas partes de suas memórias. É partindo disso que ela conhece Seiji um garoto que é bem mais do que parece.
Seiji é um garoto que salvou a vida de uma garota prestes a se matar no campus. Uma garota que supostamente está sendo perseguida..., mas por quem? O Colégio do Lago Transverso está sendo uma experiência interessante para ser lida. Meu palpite: A autora trabalha bem na história, mas quero saber como tudo ficará no final. Ao que dizem, é o primeiro livro de uma trilogia então ainda há muito pelo que se esperar. É o tipo de história que os fãs de Victória Schwab adorariam ler.
Nota da autora: Os sistemas de divisões por casas são comuns na Inglaterra. Não necessariamente inspirado em Harry Potter.
___________
Sinopse da amazon:
Cultos secretos, vitrais inscritos com mensagens em idiomas perdidos, lendas de bruxas com poderes de cura... Mistérios envolvem a cidadezinha de Helmyre como a névoa típica do outono inglês.
E todos eles convergem para o estranho internato às margens do lago.
Alice é nova no colégio. É seu primeiro ano de volta à escola desde a morte de seus pais. Os episódios de amnésia, da qual sofre desde o incidente, já não a impedem de realizar suas tarefas diárias. A novata tenta se adaptar ao cotidiano escolar, porém, a cada dia que passa, sua condição apenas se agrava. Determinada a esconder a piora e evitar ser mandada de volta para casa, Alice sai em uma investigação para montar o quebra-cabeças de suas memórias perdidas. Sua busca, no entanto, trará à tona segredos perigosos.
Eladio já é conhecido na escola. Para alguns, ele é o adversário mais assustador que você poderia enfrentar nos torneios clandestinos de xadrez de apostas. Para a maioria, ele é apenas o irmão de Catarina, aquela garota popular que, do nada, tentou se jogar da janela do dormitório e foi internada no hospital psiquiátrico da cidade. Rancor, rivalidade e uma visita noturna a um par de urnas funerárias amarguraram a relação dos gêmeos. Entretanto, quando um psicólogo misterioso aparece fazendo perguntas sobre o sangue de sua irmã, Eladio se vê obrigado a confrontá-lo.
Seguindo cada qual o seu próprio objetivo, Alice e Eladio atravessam o fino véu de normalidade que cobre Helmyre. Sobreviverão eles aos perigos que os aguardam do outro lado?
Se interessou? o livro atualmente está em pré-venda na amazon e será lançado dia 03 de novembro de 2022!