Corte de Espinhos e Rosas


📖 Corte de Espinhos e Rosas

✒️ Sarah J Mas
⭐ 4/5

Agradeça por seu coração humano, Feyre. Tenha pena daqueles que não sentem nada.”

Todos nós conhecemos aquela boa e velha história da Bela e a Fera, onde uma jovem moça após humildemente pedir uma única rosa ao pai, acaba por fim das contas trancada em um misterioso palácio com uma fera selvagem. A mesma que descobre posteriormente ser apenas um príncipe amaldiçoado.

Partindo disso, temos Corte de Espinhos e Rosas. Uma fantasia recheada de aventuras, romance, ação, sensualidade e muito aprendizado. Inspirada na Bela e a Fera, a história começa pelo ponto de vista de nossa protagonista, Feyre, que enfrenta um temível inverno que perigosamente deixa sua família a beira da morte. Sem muitas opções, a jovem acaba adentrando em uma floresta perigosa a levando para um caminho que mudaria sua vida para sempre. 

Em um chalé moribundo, Nestha e Elain, irmãs de Feyre e seu pai, a aguardam para desfrutar da caça que a filha caçula trazia sem se preocupar com o bem estar da mesma. Claro, as coisas mudariam drasticamente dias depois, quando uma fera imensa surge na porta exigindo a vida daquela que tinha tirado do lobo. Feyre, corajosamente, tenta enfrentar a fera, mas sem muito sucesso acaba presa ao monstro e obrigada a ser levada para as terras mágicas dos feéricos em Prythian. Um lugar desconhecido aos humanos, separados por uma imensa muralha mágica que mantém toda a riqueza e o poder do outro lado dos muros de pedra.

Com medo do suposto tratado em que a obrigava a viver nas terras do monstro — que descobriu ser feérico — Feyre adentra em um mundo totalmente novo e que a faz ter um outro ponto de vista sobre o mundo e si própria. Além de descobrir sobre uma maldição que assola o lugar ameaçando destruir o mundo das fadas e o mundo dos humanos. Isto é, sua família.

Determinada a proteger as pessoas que ama, Feyre se aventura na toca do inimigo e se lança de cabeça em três desafios mortais que poderão, ou não, libertar todos da terrível maldição. O que ela não sabia era o preço que pagaria pela liberdade de todos e o que isso custaria de si mesma. 

“Eu não cairia sem lutar. Não sem levar alguns deles comigo.”

__________________

Considerações:

Não posso dizer que como início de uma série, é uma razão 100% plausível para a história ser relativamente parada. Mas infelizmente, é o que acontece nesse primeiro livro. Atualmente, ACOTAR (sigla em inglês) é o primeiro livro de 4 livros publicados e 1 novela (que é como um conto de natal). Durante a história, pela trajetória da Feyre, as coisas realmente começam a ficar interessantes na metade para o fim, então precisa de um pouco de saco para ler tudo. 

Salvo o fato da escrita ser fluida e o contexto da história ser boa, além da construção do universo dos feéricos. De resto, é um livro bom.